Perguntas frequentes

Como fazer uma denúncia?

Basta ter em mãos um telefone e ligar para o número 181. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer localidade do Paraná. O Atendimento é feito por profissionais capacitados para realizar a coleta das principais informações em um curto espaço de tempo. Você não precisa se identificar.

A denúncia também pode ser feita pela internet, através deste site. Ao clicar em "DENUNCIAR" você será encaminhado a um formulário preestabelecido, propiciando uma navegação intuitiva, que facilita o registro das informações. Basta seguir os passos sugeridos e escolher o tipo de denúncia que deseja fazer. 

Eventuais necessidades de acrescentar informações nas denúncias prestadas pela internet, acarretarão em pedido de complementação via sistema, que deverá ser atendido no prazo de 15 dias, contados da data de pedido. Esse acompanhamento é feito pelo denunciante no site do 181, de maneira totalmente anônima, através do número da denúncia e número do protocolo de acompanhamento que são fornecidos após a conclusão da denúncia.

Para acompanhar o andamento da sua denúncia ou verificar se há a necessidade de complementação, insira o número da denúncia e o número do protocolo clicando no campo "ACOMPANHAR".

Quando devo fazer uma denúncia?

A denúncia deve ser feita sempre que o denunciante tiver informações que ajudem na investigação/averiguação de crimes ou na localização de pessoas desaparecidas ou procurados pela justiça. É importante que possua dados suficientes que facilitem a análise do fato. Assim, sempre que perceber que um crime está prestes a acontecer ou que já aconteceu, e tiver informações tais como nomes ou apelidos, datas da ocorrência, dados referentes a vítimas, características de local ou das pessoas envolvidas, faça uma denúncia.

 

 

O Anonimato é garantido ao ligar para o 181?

O sigilo das informações e o anonimato são alguns dos princípios que norteiam o trabalho realizado pelo Disque-Denúncia 181. Compreendemos que é a partir da garantia do sigilo da identidade do denunciante que podemos receber denúncias com mais qualidade e em maior número, facilitando o tratamento destas pelos órgãos do Estado.  

Desta forma, o atendente não revelará seu nome e nem solicitará a identificação do denunciante. O número telefônico que originou a chamada também não será identificado, propiciando maior confiança na comunicação. 

As ligações são recebidas em um call center no Centro Integrado de Denúncias 181, por meio de linhas digitais criptografadas. As chamadas não são gravadas e nem arquivadas. Por isso, há a necessidade do atendente fazer diversas perguntas durante o atendimento. 

Procure ter paciência. Todo o atendimento é feito pensando no melhor para sua segurança e das informações prestadas por você.  

É seguro fazer uma denúncia pela Internet?

Sim, totalmente seguro. 

O site pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora do dia ou da noite. Nele você encontrará informações sobre quais denúncias fazer, tirar dúvidas sobre cada tipo de crime, ler notícias relacionadas ao 181, fazer quantas denúncias quiser, além de complementá-las, caso seja exigido posteriormente, e acompanhar o andamento das informações anônimas repassadas.

A delação pode ser feita por meio de celulares smartphones, tablets ou computadores ligados à internet. Não há registros de IP's e nem de qualquer dado que possa identificar o denunciante. Além disso, o site de denúncias é intuitivo e permite de forma totalmente anônima, uma navegação simples, objetiva e principalmente segura.

No site, a denúncia é registrada pelo próprio cidadão em um formulário preestabelecido, estruturado conforme o tipo de crime a ser denunciado. Nele podem ser anexados arquivos de fotos e vídeos. Após preenchida, a denúncia é analisada pelo Centro Integrado de Denúncias 181, que poderá solicitar uma complementação, por isso é importante anotar o número da denúncias e do protocolo fornecido ao final do preenchimento. 

Para respeitar o seu poder de autodeterminação, existe um campo destinado ao preenchimento do seu nome e telefone para, caso você queira, ser contatado pelo órgão responsável no tratamento da denúncia. 

 

Se o crime está acontecendo agora, devo ligar para o 181?

Não.

Se o crime está acontecendo neste momento, trata-se de uma Emergência Policial, a qual demanda uma atuação imediata da Polícia. O ideal neste caso é ligar para o número de Emergência 190, da Polícia Militar. São os casos de risco a vida ou ao patrimônio, ocorrências nas estradas, acionamento de socorros de urgência, acidentes de trânsito, perturbação do sossego, dentre outros.

Caso o crime não esteja acontecendo no momento, ou que possa ser objeto de averiguação posterior pelos órgãos competentes, o ideal é fazer uma denúncia para o 181.

 

A Denúncia anônima é um Boletim de Ocorrência?

Não.

O resultado obtido a partir da averiguação da denúncia pelos órgãos policiais poderá gerar um Boletim de Ocorrência.

No entanto, caso tenha sido vítima de algum crime, é muito importante que você registre um Boletim de Ocorrência.

Como posso acompanhar o andamento da denúncia?

Ao fazer uma denúncia pelo telefone 181 ou pela internet, você receberá o numero da denúncia e o numero de protocolo de acompanhamento. Assim, você poderá acompanhar o andamento de sua denúncia pelo site, clicando na aba “ACOMPANHAR”. Ali você será informado sobre o resultado da sua denúncia ou sobre a necessidade de complementação. Todas as denúncias são encaminhadas aos órgãos responsáveis e, sempre que houver um resultado sobre ações desenvolvidas a partir delas, será informado ao denunciante.

Como funciona a política de recompensa?

O pagamento de recompensas se dará para casos específicos, previamente publicados no site do Disque-Denúncia 181.

A denúncia poderá ser feita pelo site ou através do telefone 181. Após finalizar a denúncia, o denunciante deverá anotar em local seguro o Número da Denúncia e o Número do Protocolo de Acompanhamento. Ele será necessário para ver o andamento da denúncia e na sua identificação, no caso de pagamento de recompensa.

Caso o crime denunciado seja resolvido com base na denúncia, tal fato será informado através do campo "ACOMPANHAR", onde serão repassadas maiores informações para o recebimento da recompensa.

São equipes do próprio 181 que investigam as denúncias?

O Disque-Denúncia 181 é uma ferramenta de coleta de informações que, após análise preliminar, são encaminhadas a outros órgãos responsáveis para dar atendimento a cada demanda gerada.

O 181 não atua com equipes de campo, tampouco com o uso de viaturas para fazer investigações ou mesmo para constatar a veracidade das denúncias. Esse trabalho cabe às Instituições competentes que recebem as informações anônimas e, a partir delas, desenvolvem ações e operações.