• Twitter
  • Facebook
  • RSS

Classificação das Denúncias

As denúncias são classificadas em três níveis:

Denúncias Imediatas

São denúncias efetuadas sobre situações que estão em andamento, ou seja, em flagrante delito, ou sobre fatos que estão na iminência de acontecer. Estas são repassadas imediatamente ao órgão que tiver melhor estrutura para dar uma resposta imediata ao caso (Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal, Conselhos Tutelares ou Entidades de Assistência Social), visando desta forma que uma ação possa ser desenvolvida, otimizando as informações coletadas.

Caso a natureza da denúncia seja de flagrância e o local for à via ou logradouro público, são tomadas todas as medidas visando à prisão em flagrante do denunciado.


Denúncias Mediatas

As denúncias mediatas são denúncias sobre fatos que demandam uma análise diligencial ou objeto de uma investigação policial. São fatos relatados do dia a dia, que acontecem permanentemente, ou crimes que já aconteceram ou ensejam acontecer, ou seja, a suspeita de tráfico de drogas, exploração infantil ou sexual, violência contra mulheres ou idosos e todas as situações que contribuam para a resolução de casos cujos crimes o cidadão tomou conhecimento e deseja contribuir com informações.
 

Denúncia com Envolvimento

São denúncias de crimes onde há o envolvimento de uma autoridade policial, membro do governo municipal, estadual ou federal ou agentes públicos.
Estas denúncias são diretamente encaminhadas aos órgãos de corregedoria, vinculadas ao setor de inteligência a que o Disque Denúncia 181 é integrante.


Em todos os casos, antes da tomada de decisão sobre qualquer denúncia, estão são analisadas quanto a sua veracidade, pois se tratam de informações coletadas de maneira anônima, onde todas as denúncias são registradas e encaminhadas, independente de qualquer filtro inicial referente a ocorrência ou não dos fatos denunciados.

Todavia, a importância do 181 já vem sendo demonstrada frente ao grande número de prisões e apreensões realizadas ao longos de anos.
Recomendar esta página via e-mail: