• Twitter
  • Facebook
  • RSS
SmartFAQ is developed by The SmartFactory (http://www.smartfactory.ca), a division of InBox Solutions (http://www.inboxsolutions.net)

Disque Denúncia 181


O que é o Disque Denúncia 181?

É um programa da Secretaria do Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná desenvolvido para o combate da criminalidade, através da participação da sociedade por meio de denúncias anônimas que são encaminhadas para os órgãos competentes, auxiliando na prisão de autores de crimes e da apreensão de ilícitos, além da busca de foragidos da justiça e de pessoas desaparecidas.

As Narcodenúncias continuam sendo registradas?

Sim, as Narcodenúncias continuam sendo as principais denúncias registradas pelo Disque Denúncia 181, como “carro chefe” do programa, visto ser o tráfico de drogas um dos grandes problemas da sociedade atual, o que contribui para o aumento da criminalidade em geral e da sensação de insegurança.

Como funciona?

Ao ligar para o 181, a denúncia é registrada e encaminhada aos órgãos responsáveis pela resolução e melhor tratamento dos fatos denunciados e a identidade do denunciante é mantida em sigilo. Importante lembrar que se o denunciante estiver visualizando algum crime no momento em que este ocorre, deverá ligar primeiramente para o número de Emergência 190, para que uma viatura policial seja encaminhada para o local para dar atendimento à emergência policial verificada.

Quando ligar para o 181?

Caso possua informações sobre crimes de quaisquer tipos, que já aconteceram ou que irão acontecer, ou informações que levem à localização de pessoas desaparecidas ou procurados pela justiça, o melhor caminho é realizar uma denúncias anônima ligando 181 ou acessando o site www.181.pr.gov.br.

De onde ligar?

De qualquer telefone, até mesmo o de sua casa ou do seu celular, pois suas informações serão colocadas em total e absoluto sigilo. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer município do Estado do Paraná a qualquer hora, pois o atendimento do 181 funciona as 24 horas do dia, todos os dias da semana.

É seguro fazer uma denúncia pela internet?

Sim, você pode fazer sua denúncia pela internet acessando o site www.181.pr.gov.br, tanto de computadores, tablet ou smartphone com a mesma garantia de anonimato das denúncias feitas pelo telefone 181, tendo sempre o cuidado de realizar sua denúncia a partir de um ambiente seguro. As denúncias devem se  referir a crimes cometidos no Estado do Paraná e devem possuir dados que facilitem a  atuação policial, tais como: nome ou apelido do autor do crime, local e horário onde ocorre o crime, características tanto das pessoas envolvidas, como do local do crime e todas as informações que julgar importantes para a resolução do problema. Em caso de dúvida, use um telefone e ligue 181, onde um atendente irá conduzir a conversa e a coleta das informações.

Por que devo contribuir com informações para o Disque Denúncia 181?

A Segurança Pública é dever do Estado e uma responsabilidade de todo cidadão. Somente com a sua colaboração e de toda a população será possível realizar um combate eficaz aos crimes de um modo geral, contribuindo com a qualidade de vida da sua família e das futuras gerações.

Como fazer uma denúncia?

Ao realizar uma denúncia para o Disque Denúncia 181, procure ter o máximo de informações sobre o autor do crime, tais como: nome, apelido, local e horário onde ocorre o crime, e qualquer outro detalhe que possa observar, como outros envolvidos no crime, ex: agentes públicos civis ou militares, possíveis comparsas, veículos utilizados, entre outros, pois quanto mais detalhes forem relatados, melhor será o trabalho da polícia.