Polícia Ambiental vai verificar denúncia anônima e localiza diversas armas de fogo e munições na região de Curitiba 05/10/2022 - 11:02

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) encaminhou à autoridade policial, na quarta-feira (28/09),  em Rio Branco o sul, uma pessoa suspeita de manter em cativeiro aves silvestres presas em gaiolas e possuir carne de caça estocada. Ainda durante a ação foi possível localizar várias armas de fogo e munições de calibres diversos.

O infrator recebeu dois Autos de Infração Ambiental (AIA) somados no valor de R$ 5.000,00, devido às aves silvestres, em situação de maus-tratos, e carne estocada oriunda de caça ilegal. Os pássaros nativos e o animal abatido foram encontrados durante diligências deflagradas pela Equipe ROTAM. Essa propriedade entrou na mira da polícia depois de uma denúncia anônima 181 relatar os crimes ambientais ocorridos no local.

Segundo informações do BPAmb, foram localizadas três aves, sendo uma ave da espécie Coleiro (Sporophila caerulescens) e outros dois Pintassilgos (Spinus magellanicus) todas presas em gaiolas. Além disso, em um freezer, no interior da residência, foi encontrada uma Paca (Cuniculus paca) abatida, animal silvestre em perigo de extinção.

Na sequência, ainda durante a abordagem, foi possível encontrar um revólver Taurus .38, uma espingarda calibre .28, uma espingarda calibre .36, uma carabina calibre .22, assim como 41 munições de calibres diversos. Sendo assim, o suspeito, juntamente, com as armas de fogo e demais objetos ilícitos, foi conduzido à 4.ª Delegacia Regional de Polícia de Rio Branco Do Sul, para providências cabíveis.

OPERAÇÕES

Diversas operações ainda ocorrem neste mês de outubro sob comando do Batalhão de Polícia Ambiental, integradas com o Disque-denúncia 181, realizando ciclos de fiscalizações de maneira constante em diferentes regiões do Estado. Cabe ressaltar a importância da participação do cidadão por meio das denúncias 181 que subsidiam as fiscalizações ambientais.