O que é o Disque-Denúncia 181?

É um programa da Secretaria da Segurança Pública do Paraná desenvolvido como instrumento de combate à criminalidade, que proporciona a participação da sociedade por meio de denúncias anônimas, as quais são recebidas e encaminhadas para diversos órgãos do Estado, resultando na prisão de criminosos e na apreensão de ilícitos (drogas, armas, produtos de contrabando, etc), além de auxiliar na busca de foragidos da justiça e de pessoas desaparecidas, dentre outras inúmeras providências.

A função do Disque-Denúncia 181 é dar voz ao cidadão, para que as forças de segurança e demais órgãos de fiscalização do Estado possam atuar de maneira preventiva e repressiva contra diversos delitos. Com isso, a segurança pública atua com base em informações dotadas de grande potencial de êxito operacional. Sendo assim, o público entra em contato via telefone ou internet e repassa informações – como endereços, nomes de envolvidos e tipos de crimes ocorridos. A partir disso, a missão do Disque-Denúncia 181 é coletar, processar, registrar e difundir informações relacionadas a crimes, com direcionamento aos órgãos competentes, de acordo com a natureza da denúncia.

Histórico do 181 no Paraná

No ano de 2003, o Decreto Estadual n° 1.385/2003 criou o sistema Narcodenúncia, que era destinado ao recebimento de informações que levassem à apuração de crimes de tráfico de drogas. No entanto, em razão das delações anônimas terem se revelado um forte instrumento no enfrentamento da criminalidade, outras denúncias passaram a ser recebidas, relatando a autoria de outros tipos de delitos. Assim, em 2016, o Decreto Estadual n° 5.494 criou o Disque-Denúncia 181, em substituição ao Narcodenúncia, passando a atuar de forma exclusiva no recebimento e processamento de denúncias anônimas de diversos crimes e contravenções penais.

Centro Integrado de Denúncias 181

Integrante da Secretaria de Estado da Segurança Pública em seu nível de Assessoramento Estratégico, o Centro Integrado de Denúncias 181 é o responsável pelo programa Disque-Denúncia 181, tendo como atribuições o gerenciamento das informações recebidas pelo telefone 181 ou pelo site www.181.pr.gov.br

Para oferecer um serviço de coleta e registro de denúncias de maneira sigilosa e segura, o Centro foi estruturado em alto grau tecnológico, com uma Central de Atendimento que opera com linhas digitais criptografadas e um sistema on-line de compilação de dados e informações, operados por profissionais capacitados, criteriosamente selecionados e treinados para o atendimento ao público em formato de call center, sete dias por semana, das 8h às 23h.

Além do atendimento aos denunciantes, o Centro atua no gerenciamento, análise e difusão das informações, propiciando que a denúncia seja disponibilizada com qualidade e em tempo hábil ao tratamento dos diversos órgãos do Estado, conforme a área de atuação. O Centro ainda recepciona os resultados obtidos a partir das denúncias, realimentando o banco de dados e dando retorno aos denunciantes sobre o fato.

Com base nas denúncias recebidas pelo Centro Integrado de Denúncias 181, os órgãos policiais do nosso Estado e demais entidades responsáveis pelo tratamentos dos crimes denunciados podem atuar de maneira integrada, fortalecendo a participação do cidadão, que é parte importante da Segurança Pública.