5°CRPM/BPFRON – SOLENIDADE MARCA ENCERAMENTO DA 1ª EDIÇÃO DO CPFRON DO BATALHÃO DE FRONTEIRA 28/11/2018 - 14:50

Policiais Militares concluíram ontem (27/11), a primeira edição do Curso de Capacitação de Policiamento de Fronteira. A solenidade de encerramento foi realizada no auditório da Associação Comercial de Marechal Cândido Rondon - PR e contou com a participação de autoridades civis, militares e familiares dos alunos.

 

O curso teve duração de 43 dias e contou com diversas disciplinas e atividades da temática de Fronteira. O curso é pioneiro no Paraná e é desenvolvido pelo BPFRON (1º Batalhão Especializado de Fronteira do Brasil) com base em doutrinas desenvolvidas pelo GEFRON do MT, pela SENASP e também pela US Customs and Border Patrol dos Estados Unidos. Durante o curso, os alunos tiveram ainda Habilitações para emprego de armas portáteis, Capacitação em idioma Espanhol, Habilitação em APH de Combate nível I por instrutor credenciado, Capacitação em Tripulante de embarcações fluviais policiais além de terem executado missões reais e simuladas de Operações de Fronteira.

 

Durante a Etapa COBRA, que marcou o encerramento, sendo a etapa final da primeira edição do Curso de Capacitação de Policiamento de Fronteira, após mais de 20 dias e mais de 200 horas de exercícios, os alunos foram submetidos a diversas instruções e provações, tais como: APH de Combate, Patrulha Rural, Resgate Aquático, Policiamento Embarcado, Motores, Nós e Amarrações, Sobrevivência, Georreferenciamento, Geometria de Combate, Técnicas de Extricação, Abordagem a Embarcações, Tomada de Praia, Técnica de Remada, Orientação, Desembarque em Movimento. Também foi realizado 4km de travessia em meio líquido e 30km remados no Lago de Itaipu.

 

De acordo com o coordenador do CPFRON, 1° Tenente Luis Eduardo Beiger da Luz, "durante o Curso, os alunos puderam conhecer e exercer funções diversas atinentes ao Policiamento Especializado de Fronteira, sendo que, foi possível a eles aprenderem técnicas, aplicarem as técnicas em campo e instruírem os demais alunos, através de planejamento de missões diversas que foram executadas através de ações reais e simuladas. Os alunos ainda puderam participar em palestras diversas e conhecer lugares importantes para a faixa de Fronteira do nosso Estado. Foi um curso extremamente técnico e exigiu de todos dedicação, comprometimento e espírito de corpo. A coordenação de curso se sente orgulhosa principalmente em virtude dos resultados obtidos."

 

Outras edições do curso são previstas para o ano de 2019 e pretendem abranger o máximo possível de Policiais Militares. Durante essa edição, Além da participação de Policiais Militares da PMPR, participaram Policiais Militares de SC, MS, MT e um Policial da Argentina.

 

Capitão QOPM Nairo de Oliveira Cardoso da Silva, Oficial P/5 do BPFron

Sd. QPM 1-0 Luana Gabriela Pereira Beiger, Aux. P/5 do BPFron

 

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias