Após denúncia anônima, mulher é multada em R$ 10 mil por manter pássaros ameaçados de extinção, em cativeiro, na região metropolitana de Curitiba 04/10/2022 - 09:28

As duas aves, Papagaios-de-Peito-Roxo, estavam na sacada de um apartamento presas em gaiolas de ferro.

Após denúncia anônima encaminhada ao Batalhão de Polícia Ambiental, um apartamento foi vistoriado, em São José dos Pinhais, na Rua Maranhão, na segunda-feira (03), onde foi localizado um cativeiro de aves nativas ameaçadas de extinção, sendo a responsável pelo local identificada, autuada e encaminhada à autoridade competente. 

Segundo o boletim de ocorrência, na sacada do apartamento relatado na denúncia, constatou-se a existência de duas gaiolas de ferro de tamanho grande, contendo um cativeiro de pássaros, com dois Papagaios-de-Peito-Roxo (Amazona Vinacea), espécie que consta na lista oficial de aves ameaçadas de extinção.

Desse modo, a responsável pelo local foi identificada e encaminhada à autoridade competente para as providências cabíveis, assim como foi confeccionado Auto de Infração Ambiental (AIA) no valor de R$ 10.000,00. Além disso, as aves foram aprendidas e encaminhadas ao Instituto Água e Terra (IAT), para a destinação adequada.

Últimas Notícias