Após denúncias anônimas, duas pessoas são multadas em R$ 70 mil por desmatamentos em áreas de preservação 29/06/2022 - 10:20

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) multou duas pessoas acusadas de desmatarem aproximadamente 5 hectares de vegetação com uso motosserras e tratores. As propriedades ficam localizadas em Pontal do Paraná, litoral do Estado, e Campo Largo região metropolitana de Curitiba.

Durante as operações policiais, as multas aplicadas aos infratores chegaram a R$ 70 mil. Os locais desmatados foram encontrados após diligências deflagradas na última terça-feira (28). Essas propriedades entraram na mira da polícia depois de denúncias do Disque-denúncia 181 informar os crimes ambientais ocorridos naquelas regiões.

Na primeira situação, segundo Boletim de ocorrência, as equipes estiveram em uma área de mata nativa, localizada em Pontal do Paraná, para georreferenciamento da área destruída, sendo constatada uma devastação de 1,6 hectares de vegetação. Somente nesta propriedade, a multa aplicada pelo crime ambiental foi de R$ 14 mil.

Já na outra ocorrência, de acordo com informações do Comando de Policiamento Especializado (CPE), os policias ambientais estiveram em uma propriedade rural, no município e Campo Largo, a fim de localizar dano à vegetação secundária em estágio médio de regeneração do Bioma Mata Atlântica. Após inspeção, constatou-se uma devastação de 3,2 hectares de vegetação. Nesta propriedade, a multa aplicada pelo crime ambiental foi de R$ 55 mil.

OPERAÇÕES

Diversas operações ainda permanecem, em andamento sob comando do Batalhão de Polícia Ambiental, integradas com informações do Disque-denúncia 181, realizando ciclos de fiscalizações de maneira constante em diferentes regiões do Estado.

Cabe ressaltar a importância da participação do cidadão por meio das denúncias 181 que subsidiam as fiscalizações ambientais. Segundo o Chefe do Centro Integrado de Denúncias 181, Major Edivan Fragoso, as denúncias dão voz ao cidadão, para que forças de segurança e demais órgãos de fiscalização possam atuar de maneira preventiva e repressiva.

Elaborado por Comunicação Social 181.