CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA APROVA DIVULGAÇÃO DO DISQUE-DENÚNCIA 181 NOS ÔNIBUS 21/08/2018 - 17:00

Projeto de lei aprovado por unanimidade, na sessão desta terça-feira (21/08) na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), estabelece a divulgação do serviço Disque Denúncia 181  em parte considerável dos ônibus do transporte coletivo de Curitiba.

A proposta é adesivar 30% da frota com a logo do Disque Denúncia 181. O texto afirma que os recursos para a execução da lei “correrão por conta das dotações orçamentárias previstas para 2019, podendo o Executivo (municipal) firmar parcerias com a Secretaria de Segurança Pública do Estado”.

O projeto justifica que a segurança pública, além de um dever do Estado, é responsabilidade de todos. A iniciativa surgiu em reunião do Conselho de Segurança (Conseg) do bairro Jardim das Américas, quando da visita do Capitão Edivan Fragoso, Coordenador do serviço no Paraná.

“Estamos aqui para discutir denúncias. De violência contra a mulher, idoso, de tráfico de drogas, pessoas desaparecidas, furtos, latrocínios, roubos, dentre outros. O Disque Denúncia tem uma estrutura à disposição da sociedade e toda a força de inteligência para receber essas denúncias e tomar providências, sejam emergenciais ou a longo prazo”, acrescentou o Vereador Hélio Wirbinski, autor do projeto, que defendeu o uso da tecnologia por meio do serviço: “Não podemos ter um policial a cada esquina da cidade”.

De acordo com o Capitão Edivan Fragoso, Curitiba é a cidade do Paraná com maior número de denúncias feitas ao 181 – em 2017 e 2018, foram mais de 12 mil, prova de que a sociedade vem compreendendo cada dia mais a importância do seu papel na Segurança Pública. Ele apontou que o cidadão pode ser “os olhos e os ouvidos” das autoridades, e que as informações recebidas servem tanto para as ações de repressão, mas principalmente auxiliam na  prevenção ao crime.