COORDENADOR DO DISQUE 181 APRESENTA BALANÇO DE RESULTADOS DOS SERVIÇOS AOS VEREADORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA 25/10/2018 - 14:00

Coordenador estadual do Disque Denúncia – 181, o capitão da Polícia Militar (PM), Edivan Fragoso apresentou um balanço dos resultados do serviço aos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba. (CMC) nesta quarta-feira (24/10). A convite do vereador Thiago Ferro (PSDB), ele participou da tribuna Tribuna Livre espaço que o legislativo dedica semanalmente a um representante da sociedade civil.

O Disque Denúncia – 181 já recebeu 444,9 mil denúncias, sendo 51.656 no novo sistema, que expandiu no novo sistema, que expandiu as possibilidades de partição da população, antes restritos a casos de narcotráfico. Atualmente o serviço recebe denúncias de diferentes crimes: tráfico de drogas, violência, racismo, dano ao patrimônio, roubo de caixa eletrônico, receptação, jogos de azar, corrupção, roubo, e crimes de internet.

“O que fazemos é diferente do 190, para qual você liga quando está ocorrendo uma emergência . O 181 é para prevenção”, afirmou Fragoso.  Com uma média de 350 denúncias por dia, feitas de todo o Paraná, as informações anônimas recebidas pela central são analisadas e distribuídas aos órgãos de inteligência da segurança pública. “Não há como ter um guarda em cada esquina, mas em cada esquina há um cidadão que pode ser os olhos e ouvidos da sociedade”, comentou.

O coordenador do Disque-Denúncia agradeceu a CMC pela aprovação da lei municipal 15.285/2018, que obriga a Prefeitura de Curitiba a estampar pelo menos 30% da frota de ônibus com adesivos informando a população sobre o serviço telefônico 181. A medida é resultado de um projeto de Helio Wirbiski (PPS), aprovado em plenário no dia 21 de agosto. “Somos gratos ao Legislativo pela divulgação”, agradeceu o capitão da PM. Thiago Ferro tinha defendido antes que as pessoas precisam conhecer a ferramenta para que o serviço seja mais efetivo.

Nesse tempo de existência, as ligações recebidas pelo Disque-Denúncia levaram à apreensão de 793 toneladas de maconha, 10 toneladas de crack, 16 mil pedras de crack e 3,1 mil armas de fogo. Com informação obtida da população, foram detidos 44 mil homens, 7,4 mil mulheres e 17,4 mil jovens. “O narcotráfico ainda é o que mais motiva denúncias ao 181”, explicou Fragoso.

Vários vídeos institucionais, como a campanha “Não engula o choro”, voltada à denúncia de violência sexual contra crianças, foram exibidos durante a Tribuna Livre. “Essa foi a nossa campanha mais abrangente. As pessoas se envolveram nacionalmente com ela”,  comentou o capitão da PM. O coordenador do Disque-Denúncia explicou que eles são feitos para atrair a participação da população às ações de prevenção.