Disque-Denúncia 181 recebe da iniciativa privada material educativo para reforçar participação da comunidade 16/10/2021 - 11:00

Cerca de 16,5 mil unidades de cartilhas, pastas personalizadas e cartazes com conteúdo educativo e de conscientização sobre o Disque Denúncia 181, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), foram apresentados nesta sexta-feira (15/10) ao titular da Pasta, Secretário Romulo Marinho Soares. O material foi adquirido graças a uma parceria da coordenação do programa com a gráfica Hellograf.

O material de divulgação conta com informações sobre como funciona o atendimento ao cidadão, as formas de fazer a denúncia e a importância do anonimato do denunciante para garantir mais segurança e tranquilidade ao usuário no momento em que decide repassar uma situação de crime. Foram produzidos cartilhas, pastas e cartazes com conteúdo interativo e linguagem acessível.

Segundo o Coordenador do Disque Denúncia 181, capitão André Henrique Soares, o conteúdo foi cuidadosamente pensado no público em geral, para incentivar que mais pessoas contribuam com a segurança pública por meio do canal de denúncia. “Nossa gratidão por essa parceria que vai permitir que o Disque Denúncia 181 chegue a mais pessoas e possamos ampliar esse trabalho que faz muita diferença no combate à criminalidade”, disse o capitão.

“É uma honra estar aqui e contribuir com esse trabalho. Quando conheci o serviço e a estrutura dos integrantes do Disque Denúncia 181 fiz questão de ajudar. Creio que com esse apoio vamos alcançar muita gente. Temos que integrar com a comunidade e atuar em conjunto para buscar soluções, assim cada um faz a sua parte”, disse o proprietário da Hellograf, Abílio Santana.

O secretário Marinho destacou que o objetivo da Secretaria é sempre promover a união da comunidade com as forças policiais e o aperfeiçoamento dos serviços ao cidadão. “Nós agradecemos o apoio dessa empresa, principalmente por ter essa visão mais humana e de integração com a Secretaria da Segurança”, afirmou. “Nós precisamos levar o Disque Denúncia 181 ao conhecimento de todos os cidadãos de bem do Paraná, assim conseguimos evitar crimes, pois temos informação”, acrescentou.

O secretário, o diretor-geral da Sesp, coronel João Alfredo Zampieri, e o capitão André, entregaram um mimo a Abilio e ao produtor gráfico da empresa, Jocelito Ribeiro, como sinal de agradecimento e de parceria com a secretaria. Os materiais produzidos serão distribuídos em todo o Paraná a fim de alcançarem o maior número possível de pessoas.

DADOS – Durante a entrega dos materiais, foram apresentados dados dos resultados obtidos graças ao Disque Denúncia 181. O balanço indica que entre janeiro e outubro deste ano, a central recebeu 92 mil denúncias, as quais embasaram operações e outros tipos de ações das polícias Militar e Civil e ajudaram na apreensão de 1,64 tonelada de drogas, 136 armas de fogo e mais de mil prisões.