ELEIÇÕES 2018 – MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL CAPACITA PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA PÚBLICA PARA ATUAREM NO PERÍODO ELEITORAL 06/09/2018 - 15:40

Policiais Civis e Militares, integrantes do Centro Integrado de Comando e Controle Regional, Agentes de Inteligência, Atendentes do serviço de Emergência 190 da Central de Operações da Polícia Militar e do Disque-Denúncia 181 receberam treinamento realizado nos dias 05 e 06 de Setembro sobre os diversos tipos de infrações eleitorais em evento ocorrido no auditório do Ministério Público Federal (MPF/PR) em Curitiba/PR.

As palestras foram ministradas pelo Procurador da República Alessandro José Fernandes de Oliveira, procurador regional eleitoral substituto e pelo Procurador da República Adriano Barros Fernandes, procurador regional auxiliar no PR.

De acordo com o capitão Edivan Fragoso, Coordenador Estadual do Disque Denúncia 181, serviço que há pouco mais de um mês, passou a recepcionar denúncias de irregularidades eleitorais, esta foi a oportunidade de aprofundamento sobre o tema não apenas para os policiais que atuam na coleta das denúncias, como também à demais unidades policiais que no período eleitoral acabam sendo demandadas sobre o tema.

O recebimento de denúncias por meio do 181, é fruto da parceria  com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) e a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado. As denúncias são recebidas pela central de atendimento, que funciona 24 horas por dia, registrando e dando encaminhamento para cada uma delas.

O treinamento teve como objetivo informar a equipe do Disque Denúncia e demais policiais sobre os tipos de infrações eleitorais que podem ser objeto de denúncias do cidadão a fim de melhor atendê-lo e dar adequado encaminhamento para apuração. Entre os principais tipos de infrações estão corrupção eleitoral, boca de urna e transporte irregular de eleitores. As denúncias eleitorais recebidas no 181 são encaminhadas para a Procuradoria Regional Eleitoral e para os órgãos policiais conforme o caso.

De acordo com o procurador regional eleitoral substituto, Alessandro José Fernandes, o treinamento é fundamental para aprimorar a rotina de atividades e o preparo técnico dos policiais militares, que estão na linha de frente no recebimento de denúncias para melhor prestar esse serviço para a população e as instituições envolvidas.

Dentre as autoridades, estiveram presentes o Delegado de Polícia (PC) Fábio Renato Amaro Junior, Diretor do Departamento de Inteligência do Estado do Paraná, o Tenente Coronel (PM) Eroni Antunes, Diretor Adjunto do Departamento de Inteligência do Estado do Paraná, o Delegado de Polícia (PC) Fernando Tino Zanoni, da Divisão de Polícia da Capital, o Capitão (PM) André Henrique Soares, Coordenador Adjunto do Centro Integrado de Comando e Controle Regional do Paraná, a Delegada de Polícia (PC) Sandra Mara Nepomuceno, da Central de Flagrantes, o Tenente Daniel Antonio Sanches Picoli e a Tenente Jenifer Formanquevski, do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM).

“Segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos – como está na própria Constituição Federal. Quando se tem possibilidade de oferecer ao cidadão canais de denúncia para que ele possa participar da segurança pública, propiciando uma atividade policial mais qualificada, isso acaba impactando positivamente em toda a sociedade”, disse o capitão Fragoso.

Disque Denúncia – 181 - Para fazer uma denúncia de infrações eleitorais, a pessoa deve informar corretamente o nome do candidato, o local onde está acontecendo a irregularidade e, se possível, coletar ou indicar provas e testemunhas. A fim de ajudar a comprovar a denúncia, fotos, gravações, cópias de documentos ou papéis comprometedores, mensagens de e-mail e o depoimento de testemunhas são de fundamental importância. A central atende todo o Paraná. As ligações são gratuitas e o denunciante não precisa se identificar. A denúncia pode ser feita também pelo site: www.181.pr.gov.br.

Outros canais de denúncias eleitorais

MPF: www.mpf.mp.br/para-o-cidadao/sac

MPPR http://www.site.mppr.mp.br/eleicoes2018

TRE-PR: www.tre-pr.jus.br

Aplicativo Pardal – Disponível para download gratuito nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

Aplicativo da OAB “Voto Legal” - Disponível gratuitamente no Google Play e no iTunes