Polícia Ambiental faz operações em diferentes regiões do Estado e aplica mais de 70 mil reais em autos de infração, após verificar degradação 78.400 m² de mata nativa 24/10/2022 - 11:32

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) encaminhou à autoridade policial, na sexta-feira (21),  nos municípios de Campo do Tenente e Enéas Marques, duas pessoas suspeitas de desmatarem áreas de preservação ambiental. Ainda durante a ação foi possível verificar abertura de tanques irregulares para criação de peixes.

Os infratores receberam quatro Autos de Infração Ambiental (AIA) somados no valor de R$ 75.000,00, devido á destruição de mata nativa nas suas respectivas regiões. Os locais desmatados foram encontrados durante diligências deflagradas, na Linha Verde, em Enéas Marques e, na Rodovia Estadual PR-427, em Campo do Tenente. Essas propriedades entraram na mira da polícia depois de denúncias anônimas 181 relatarem os crimes ambientais ocorridos naquelas regiões.

Segundo informações do BPAmb, em Campo do Tenente foi localizada a maior área desmatada,  totalizando 62.600 m², para ampliação de área de plantio. Além disso, parte da área destruída foi utilizada para construção de tanques de água, a fim de criar peixes. Todas essas atividades não tinham autorização do órgão ambiental, sendo o proprietário identificado e autuado em R$ 57.000,00.

Em outra ação policial da Polícia Ambiental, no município de Enéas Marques, foi possível encontrar uma área de preservação degrada de 15.800 m². Sendo assim, o suspeito identificado no local foi autuado, no valor de R$ 18.000,00 pelos danos ambientais causados em sua propriedade. Desse modo, os dois envolvidos nos crimes ambientais foram encaminhados às autoridades competentes para as medidas criminais e administrativas cabíveis. Todas as áreas desmatadas foram embargadas para a posterior recuperação.

OPERAÇÕES

Diversas operações ainda ocorrem neste mês de outubro sob comando do Batalhão de Polícia Ambiental, integradas com o Disque-denúncia 181, realizando ciclos de fiscalizações de maneira constante em diferentes regiões do Estado. Cabe ressaltar a importância da participação do cidadão por meio das denúncias 181 que subsidiam as fiscalizações ambientais.

COMO DENUNCIAR

O contato com as forças policiais pode ser feito via telefone, discando 181. A ligação é gratuita. Também é possível registrar a denúncia através da internet onde deve ser preenchido um formulário com as informações sobre o crime. Tanto pelo telefone quanto pela internet, é possível manter o anonimato, pois não é necessário se identificar.