Polícia Civil realiza evento em alusão ao Dia Internacional das Crianças Desaparecidas 01/06/2016 - 08:56

Em memória ao Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, a Polícia Civil organizou um evento, na manhã desta terça-feira (31), na Escola Municipal Professora Sônia Maria Coimbra Kenski, localizada no bairro Santa Felicidade, com o intuito de orientar as crianças sobre situações que possam colocá-las em risco e como agir perante essas ocasiões. A solenidade foi conduzida pela equipe de Serviço de Investigações de Crianças Desaparecidas (Sicride).

Durante o evento, as crianças participaram de uma palestra ministrada pela psicóloga do Sicride, Mariangela Koing, que passou dicas de prevenção e orientações sobre a importância de dar atenção ao que os pais e responsáveis dizem. Palavras como: confiança, estranho e cuidado foram frisadas e trabalhadas com as crianças durante o encontro.

Além do bate-papo, também foi trabalhado com os alunos alguns vídeos de crianças expostas a situações de risco. “A ideia foi mostrar para os estudantes como um estranho se aproxima para agir”, salienta a psicóloga do Sicride.

“Nosso objetivo é mostrar como as coisas podem ocorrer, diferenciar o bem do mal e o feio do bonito. Precisamos tirar a mística de que tudo o que é feio faz mal, pois o belo também pode ser perigoso”, lembra Mariangela.

A delegada-titular do Sicride, Iara Laurek Dechiche, explicou aos alunos o motivo da presença da equipe na escola, relembrando a primeira vez em que foi feito alusão ao Dia Internacional das Crianças Desaparecidas. “A data ficou marcada com o desaparecimento de Ethan Patz, um garoto de 6 anos, que sumiu no dia 25 de maio de 1979, em Nova Iorque. Por isso, sugerimos que todas as crianças sigam nossas dicas para que cada 25 de maio tenhamos menos crianças desaparecidas”, finaliza Iara.

Para a diretora da escola, Ariana Zem, a presença da polícia na instituição foi importante para os alunos e professores. “Consideramos que os nossos alunos, são os melhores condutores de informação, elas conseguirão levar todo esse conhecimento transferido de uma forma preventiva”, completa a diretora.

Além da Polícia Civil, também participaram do evento, representantes do 181, Polícia Federal e Militar.

Fonte: Site da Polícia Civil do Paraná